top of page
AdobeStock_216188453 (1).jpeg

Blog

Se conecte no universo da Libras

Arnaud Balard: O Artista Francês Surdocego que Promove a Inclusão pela Arte

Atualizado: 18 de set. de 2023


Foto de Arnaud Balard


Arnaud Balard é um artista francês surdocego. Ele estudou História na Universidade (1992-1993) antes de ingressar rapidamente na MJM Graphic Design, em Toulouse (1993-95). Em seguida, Balard frequentou a EESAB (Escola Superior de Artes da Bretanha) em Belas Artes, onde se formou com as congratulações do júri em Rennes (1995-98). Ele continuou seus estudos na Ecole Supérieure des Arts Visuels de la Cambre, em Bruxelas (2000-2002), onde criou várias obras conceituais representando experiências surdas. A arte de Balard busca promover a compreensão das pessoas surdas e surdocegas e frequentemente é exibida no espaço público. Além disso, suas obras são criadas para promover mudanças sociais positivas.


Em 2009, Balard cunhou o termo Surdismo ao criar o Manifesto Surdismo. A palavra Surdismo vem do francês para "surd" (surdo) e seu sufixo (-ismo) indica um movimento artístico e/ou literário. Na época em que Balard escreveu seu Manifesto Surdismo, ele não estava ciente do Deaf View/Image Art (De'VIA), que havia sido estabelecido nos EUA em 1989. Ao contrário do De'VIA, o Manifesto Surdismo de Balard vai além das expressões visuais de experiências surdas, incluindo obras teatrais, cinematográficas e literárias (sinalizadas e escritas).


Arnaud Balard é um exemplo inspirador de como a arte pode ser usada para promover a compreensão e a inclusão das pessoas surdas e surdocegas. Sua abordagem abrangente e seu compromisso em trazer mudanças positivas para a sociedade são notáveis. Através de sua arte, ele desafia as percepções e os estereótipos associados à surdez e à surdocegueira, criando um espaço para diálogo e empatia. O trabalho de Balard destaca a importância de reconhecer e valorizar a diversidade e a experiência das pessoas surdas e surdocegas na sociedade.


A Conecte Libras tem orgulho de apoiar artistas como Arnaud Balard e está comprometida em promover a inclusão e a acessibilidade para a comunidade surda. Através de nossos serviços de interpretação e tradução em Libras, buscamos facilitar a comunicação e promover a igualdade de oportunidades para todas as pessoas surdas. Juntos, podemos construir uma sociedade mais inclusiva e consciente das necessidades das pessoas surdas e surdocegas.

Banner da Conecte Libras que convida para conhecer os serviços de interpretação em Libras.

bottom of page