top of page
AdobeStock_216188453 (1).jpeg

Blog

Se conecte no universo da Libras

5 Dicas para estudar Libras em Casa

Atualizado: 11 de ago. de 2023


Imagem de mulher estudando Libras em casa

No mundo atual, em que há acesso à Internet em qualquer lugar e a qualquer hora, existe uma grande autonomia para o aprendizado de diferentes idiomas. Mesmo frequentando aulas com um professor e uma turma, compreender um idioma requer um aprendizado contínuo, indo além do que é ensinado durante as aulas e tendo paixão pela língua, tornando os estudos prazerosos, e não apenas uma obrigação.


Neste artigo, compartilharemos algumas dicas para estudar Libras em casa para quem deseja estudar Libras em casa, dispondo de recursos e materiais para auxiliar no treinamento da língua. Confira algumas dicas:


5 dicas para estudar Libras em casa:


1. Conversar com o espelho:

Utilizar o espelho é uma maneira eficaz de treinar expressões faciais e corporais. Observar suas próprias expressões e praticar as frases aprendidas durante a semana ajuda a colocar em prática o que foi estudado.


2. Participar de grupos nas redes sociais:

Procurar grupos nas redes sociais que abordem temas de interesse e relacioná-los com a Libras é uma boa estratégia. Por exemplo, encontrar grupos sobre "culinária em Libras" se a pessoa gosta de culinária. Além de se manter atualizado sobre as próprias áreas de interesse, é possível praticar sinais específicos da Libras dentro desses temas favoritos.


3. Participar de eventos sociais:

A pandemia de Covid-19 trouxe a adaptação de muitos eventos presenciais para o formato online, como webinários, lives, congressos e seminários. Essa situação possibilita participar de eventos que, normalmente, seriam distantes geograficamente. A comunidade surda também organiza eventos online nos quais é possível acompanhar assuntos discutidos e os novos sinais utilizados. Essa é uma forma de se manter atualizado com os temas da comunidade surda.


4. Seguir perfis famosos:

Assim como é comum admirar músicos, atores, dançarinos e outros artistas, existem também perfis na comunidade surda que merecem reconhecimento. Além de serem surdos, eles abordam temas atuais polêmicos, como LGBTQIA+, racismo, dança, arte, cinema, culinária, piadas e muito mais. Seguir esses perfis auxilia no estudo não apenas dos sinais específicos do tema, mas também da forma como eles se comunicam em Libras, com fluidez e naturalidade. Assistir aos vídeos com legenda e depois sem legenda, observando quais sinais são compreendidos melhor, é um exercício útil. Anotar esses sinais e assistir novamente quantas vezes for necessário também pode ser feito.


5. Fazer novos amigos:

Muitos surdos se sentem isolados em suas próprias famílias, nas quais o idioma falado é exclusivamente o oral (português, inglês, espanhol). Tornar-se amigo dessas pessoas pode ser uma forma de ampliar a prática da Libras e, além disso, fazer novas amizades.


A Conecte Libras pode ser uma ótima parceira nessa jornada de aprendizado e prática da Libras em casa. Oferecemos serviços de interpretação em Libras Curso de Libras, recursos de acessibilidade, garantindo que todas as necessidades de comunicação das pessoas surdas sejam atendidas. Aproveite essa oportunidade para se conectar e aprender com pessoas que possuem experiência e expertise na Libras.


Experimente colocar essas dicas em prática e compartilhe sua experiência nos comentários. Aproveite o processo de aprendizado e mergulhe no mundo vibrante da Libras!



Banner ilustrativo escrito  Explore mais conteudos em nosso blog. Sabai mais



bottom of page