top of page

Inspire - se 

  • Foto do escritorRafaela Adle

Como fazer entrevista com o candidato surdo?

Atualizado: 29 de mar.

Palavras chaves: Candidato surdo, entrevista, processo seletivo, cotas, acessibilidade

Mulher está sinalizando para um home que está no computador sinalizando. Ambos estão sorrindo.
Imagem de duas pessoas conversando em língua de sinais

É comum as empresas contratarem pessoas com deficiência para aderir ao corpo de funcionários e como qualquer organização precisa abrir um processo seletivo para contratar o perfil ideal para a vaga que deseja preencher. E quando falamos de perfil a empresa pode se deparar com candidatos surdos e ficar com algumas dúvidas de como fazer o processo seletivo inclusivo, sem gerar qualquer discriminação. Veja algumas dúvidas que é comum no processo seletivo:

  • Como vou saber qual tipo de acessibilidade este candidato precisa?

  • Será que devo contratar intérprete de Libras durante todo o processo seletivo?

  • Quais perguntas devo fazer ao candidato com deficiência, sem causar discriminação e ser antiético?

Essas perguntas são comuns quando se trata de um processo seletivo para pessoas com deficiência auditiva. E para começar devemos ir por etapas, como por exemplo:


Primeiro passo: Entrando em contato para marcar uma entrevista


Entrar em contato com o candidato para marcar uma entrevista ou dinâmica em grupo. Para falar com o surdo, opte por enviar e-mail e procure ser claro e direto nas mensagens, evitando duplo sentido e metáforas, pois a língua portuguesa é bem diferente da língua de sinais e poderá causar mal entendido. E ao escrever o e-mail evite usar palavras específicas e termos em inglês, pois poderá dificultar o entendimento para pessoas surdas.


Segundo passo: Entendendo o tipo de acessibilidade a oferecer


Antes de receber o candidato surdo para avaliação, procure saber com antecedência que tipo de acessibilidade ele precisa para participar da entrevista. E caso ele precise de intérprete de Libras, certifique se a área de recursos humanos da sua empresa tem algum profissional fluente em Libras para intermediar a entrevista, caso não tenha, procure uma empresa especializada em interpretação de Libras.


Terceiro passo: Quais pontos observar durante a entrevista?


Logo após garantir a acessibilidade do candidato é hora de iniciar a entrevista, seja ela coletiva ou individual. É importante notar como esse candidato se comporta em diferentes situações, como por exemplo: ao explicar sobre a sua deficiência é algo natural ou isso causa algum desconforto quando toca no assunto? Como ele se comporta com outras

pessoas que não sabem da sua deficiência?


Quais perguntas adicionais posso fazer para uma pessoa com deficiência auditiva, durante a entrevista?

Não é constrangedor e nem antiético perguntar:


  • Como é a sua surdez: Leve, moderada, severa ou profunda?

  • Como você ficou surdo? É de nascença ou foi adquirida?

  • Para você escrever português, é algo desafiador ou você escreve sem problemas?

  • Como você lida com as pessoas que não sabem da sua deficiência?

  • Tem algo que além do que estamos oferecendo de acessibilidade, que você precisa para se adaptar e se sentir confortável?

  • No seu antigo trabalho as pessoas sabiam da sua deficiência? E como eles lidavam com esse assunto?

  • Já sofreu alguma discriminação por causa da sua deficiência dentro do trabalho? Se sim como lidou com isso?

Após a entrevista a empresa precisa pensar se ao contratar a pessoa surda será possível arcar com as demandas de acessibilidade que ela precisa. Essa é uma pergunta fundamental tanto para o profissional surdo que será empregado quanto para empresa que irá contratar, pois não é satisfatório ter apenas uma vaga preenchida e esse profissional não poder fazer seu trabalho de forma eficiente e a empresa não poder contar com a boa qualidade que esse profissional pode oferecer. Portanto a garantia da acessibilidade para pessoa com deficiência é primordial, pois assim ambos lados estarão satisfeitos.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page