top of page
AdobeStock_216188453 (1).jpeg

Blog

Se conecte no universo da Libras

Por que os intérpretes de Libras devem revezar?

Atualizado: 23 de set. de 2023


Intérprete de Libras revezar


Quando o trabalho é acima de uma hora é comum os intérpretes de Libras revezar, trabalharem em dupla, para que haja revezamento. Mas por que isso é necessário?


A interpretação de uma língua exige um esforço mental e físico, pois o profissional dedica total raciocínio lógico para interpretar de um idioma para outro. E a língua de sinais exige mais esforço, pois requer a coordenação física e motora e sem contar que esse profissional utiliza muito as expressões faciais e corporais, como recurso primordial da sua interpretação.


E a língua de sinais, é um idioma com estrutura gramatical diferente da língua portuguesa. Além disso, a língua de sinais carrega fortemente conceitos ligados à cultura surda. Pois além de dominar a língua dos surdos, esse profissional deve ficar atento as novidades de tudo que acontece com comunidade surda, pois a Libras é uma língua muito dinâmica e rica de conceitos culturais, um exemplo prático disso é que alguns sinais podem sofrer alterações com o tempo e sem falar que gírias e outros tipos de linguagem sempre evoluem conforme a experiência local da comunidade.


Qual é o tempo ideal para um intérprete de Libras revezar?


Geralmente é indicado que faça de 20 em 20 minutos mas não é uma regra e sim um padrão e isso pode ser alterado conforme a organização de trabalho. Algumas equipes se revezam a cada 30 minutos ou até mesmo de 40 minutos, mas isso não é recomendável, pois o revezamento de 20 minutos é o ideal para que haja uma quebra da atividade e esse profissional possa descansar antes de voltar para atuação.


O que o intérprete de Libras faz durante o revezamento?


A resposta é simples: descansa. É esperado que ele se hidrate tomando água, indo ao banheiro e outras coisas pessoais e além disso é recomendado que este profissional aproveite esse momento do revezamento para observar como os surdos estão interagindo com as interpretações. E lembrar que durante o revezamento, não quer dizer ausência de trabalho, pois é importante ficar atento se o colega que está atuando precisa de apoio com a interpretação e poder auxiliar em casos necessários, pois afinal o revezamento só é possível quando há uma equipe.


Portanto, o respeito ao tempo de revezamento do intérprete de Libras é fundamental para garantir a qualidade do trabalho da interpretação. Nesse aspecto, a Conecte Libras é um exemplo de organização que valoriza e pratica esse sistema de revezamento, demonstrando seu compromisso com a oferta de serviços de interpretação de alta qualidade e com o bem-estar de seus intérpretes. Visite nosso site para saber mais sobre nossos cursos de Libras e contratação de intérpretes de Libras.



banner ilustrativo "Conheça nossos serviços de interprete de Libras. Clique aqui e saiba mais!


bottom of page