Dicas Para Estudar Libras em Casa

No atual cenário que vivemos, com tantos acessos a Internet em qualquer lugar e horas, nos traz uma autonomia grande de aprender qualquer idioma. Mesmo fazendo um curso com o professor e a turma, compreender um idioma requer mais aprendizado, pois o aluno precisa ir mais adiante do que ele aprendeu durante a semana e é preciso ter a paixão pela língua para que os estudos não seja uma mera obrigação e sim uma satisfação.

Neste artigo, vamos listar algumas dicas para você que quer praticar a sua lingua brasileira de sinais, de forma leve e divertida. Em casa, temos alguns materiais que podem nos auxiliar alguns recursos para treinar a língua, veja alguns exemplos:


1 -
CONVERSE COM O ESPELHO: Para treinar suas expressões faciais e corporais, o espelho é nosso grande aliado, pois é lá que podemos observar nossas expressões e treinar as frases que você aprendeu durante a semana e colocar em prática e é muito bom.

2 -
GRUPOS DE REDES SOCIAIS: Procurar nas redes sociais temas, que você gosta e tentar linkar com a Libras, é boa estratégia. Por exemplo, você gosta de culinária, procure nas redes sociais grupos de Facebook, WhatsApp, telegram, assuntos de "culinária em Libras", pois além de você ficar por dentro do que você gosta de fazer, poderá exercer sinais específicos da Libras dentro do seu tema de interesse.

3 -
EVENTOS SOCIAIS: Na atual situação que estamos por conta da pandemia, recebemos uma séries de convites para webinarios, lives, congressos, seminários, e isso nos trás uma grande vantagem, pois o evento que era pra ser presencial lá no estado que fica bem longe, você pode assistir na sua casa e acompanhar tudo ao vivo. E a comunidade surda, tem criado vários eventos online onde você pode acompanhar os assuntos que essa comunidade está discutindo e quais sinais novos estão sendo usados. Esses são os meios de nos deixar bem atualizado com os temas da comunidade surda.

4 -
SEGUIR PERFIS FAMOSOS: Sempre tem aquele cantor, ator, dançarino, enfim qualquer artista que admiramos, não é? Na comunidade surda, também temos perfis que podemos admirar, pois são pessoa que além de serem Surdas quebram tabus com diversos outros assuntos polêmicos da atualidade, como por exemplo: LGBTQIA+, racismo, dança, arte, filme, culinária, piadas e muitos outros. Seguir esses perfis, nos leva a estudar além dos sinais especificos do tema e sim como eles sinalizam e que velocidade é numa naturalidade de dar vontade de copiar. Assista com legenda, depois assista novamente sem legenda e observe quais sinais você conseguiu perceber mais e anote, assista quantas vezes forem necessárias.

5 -
NOVOS AMIGOS: Alguns Surdos, se sentem isolados pela própria família que só fala a língua oral (português, inglês, espanhol) e acaba ficando restrito aos amigos virtuais que falam a sua língua. Que tal sermos esse amigo? Pois além de fazemos novas amizades estaremos exercitando a Libras e o surdo fica feliz em ampliar a sua língua. Em breve teremos um artigo específicos pra você saber como ter novos amigos Surdos.

E ai, gostou do artigo que separamos para você? 

Exercite essas dicas e nos conte no comentário o que achou! 

Autora: Rafaela Adle 

Atualizado em 16/11/2021